Greve no transporte coletivo paralisa ao menos 70% da frota em Mogi Guaçu e Mogi Mirim
22/05/2025
(Foto: Reprodução) Linhas urbanas e intermunicipais foram impactadas nesta quinta-feira (22). Ônibus do transporte público municipal de Mogi Mirim
Prefeitura de Mogi Mirim/Divulgação
Ao menos 70% da frota do transporte público urbano que atende os municípios de Mogi Guaçu (SP) e Mogi Mirim (SP) está paralisada nesta quinta-feira (22) devido à greve dos trabalhadores. As linhas intermunicipais que atendem as duas cidades também foram afetadas.
De acordo com a Prefeitura de Mogi Mirim, a greve foi iniciada diante da "falta de acordo nas negociações coletivas de trabalho para reajuste salarial e outras cláusulas econômicas e sociais entre o Sindicato dos Condutores e a empresa SOU", que é responsável pelo serviço.
O g1 tenta localizar o sindicato para pedir um posicionamento.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A administração ressalta que, "seguindo cláusulas de contrato e normas que regem o tema referente à greve, 30% das linhas deverão permanecer em operação". Por isso, as linhas 1, 3, 5 e 8, que possuem o maior fluxo de passageiros, continuam operando.
"Vale reforçar que a mobilização da categoria está relacionada às negociações coletivas com o sindicato, já que, no que tange à sua responsabilidade, a Prefeitura de Mogi Mirim está cumprindo rigorosamente o contrato", completou em nota.
Já a Prefeitura de Mogi Guaçu pontuou que "já havia cobrado da empresa providências quando tomou ciência da possibilidade de paralisação. Hoje estão com 30% da frota operando. Uma reunião entre sindicato e empresa, com participação do município, acontecerá às 9h".
O que diz a SOU
A SOU informa que já iniciou tratativas para entender os motivos da paralisação registrada nas cidades de Mogi Guaçu e Mogi Mirim e está trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível. No momento, a operação segue com 30% da frota ativa. "Reforçamos nosso compromisso com a população e seguimos empenhados em normalizar a operação".
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.