Câmara de Cuiabá aprova fim da taxa de lixo para moradores de bairros e mantém cobrança para condomínios e restaurantes
03/04/2025
(Foto: Reprodução) Para compensar a perda de receitas, o projeto prevê que o manejo de resíduos sólidos seja financiado por outras fontes. Coleta de lixo em Cuiabá
Luiz Alves
A Câmara de Cuiabá aprovou, nesta quinta-feira (3), o fim da taxa do lixo para pequenos geradores de resíduos, como moradores de bairros. A cobrança, no entanto, foi mantida para condomínios e restaurantes, que produzam mais de 50 kg de lixo por dia.
Segundo o vereador Daniel Monteiro (Republicanos), apenas 84 pessoas da capital estariam produzindo essa quantidade resíduo sólido, mas a lista está defasada e um novo levantamento deve ser feito.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A cobrança é feita pelas concessionária Águas cuiabá na mesma data de pagamento da fatura de consumo de água. Para compensar a perda de receitas, o projeto prevê que o manejo de resíduos sólidos urbanos seja financiado por meio de diferentes fontes, como:
Receitas de contratos de coleta de lixo de grandes geradores;
Redução de despesas com o manejo de resíduos sólidos urbanos;
Receitas de subvenções e de transferências financeiras do Estado e da união
Parcerias público-privadas;
Comercialização de materiais recicláveis, resíduos orgânicos e outros subprodutos.
A lei
A lei que autoriza a cobrança de uma taxa para a coleta de lixo por meio da fatura de água e esgoto em Cuiabá foi aprovado em 2022 na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro.
Valores foram definidos da seguinte forma:
R$ 10,60 – 3 coletas semanais
R$ 21,20 – 6 coletas semanais
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp